Exemplos de conduta antiética praticada por profissionais de informática ou por pessoas com conhecimento pra isso,são os vírus disseminados na rede com o intuito de roubar senhas de banco e emails,derrubar servidores,Existem os vários casos de pedofilia via rede,desenvolvimento de sistemas para empresas com o intuito de burla leis e tirar vantagens entre muitos.Esses exemplos nos mostram como muitas pessoas deixam de lado a moral e a ética.
As empresas,com o intuito de evitar ao máximo o ataque de hackers,vem investindo massissamente em segurança,e aos usuários comuns é fundamental ter em suas máquinas antivírus.
O problema é que hoje,pelo menos no brasil,não existe uma legislação bem definida nem leis bem claras,para crimes digitais,dificultando assim uma punição rígida de pessoas que cometem tais crimes digitais.
Portanto,a solução para esses problemas passa pela criação de leis mais rígidas e específicas para tais e também é sempre importante fazer campanhas,palestras,divulgar o quão é importante sempre manter uma postura moral,ética,para o seu bem e das pessoas aos quais você poderia prejudicar.
Meu facebook: https://www.facebook.com/anderson.marques.167
Página do RotaUrbana: https://www.facebook.com/RotaUrbana
Nosso site: http://www.rotaurbana.net.br/
Há, ainda, o exemplo dado pelo professor Rodrigo Quites na aula d engenharia d software 2, referente ao teste d software. Programadores, d empresas q pagam proporcionalmente à quantidade d erros encontrados no software, responsáveis por achar erros em um software q está sendo construído pela mesma empresa podem acordar c/os programadores q implementam as funcionalidades do programa p/q estes encham, propositadamente, o software d erros e bugs. Na fase de teste, o testador, então, divide c/o implementador a quantia relativa aos erros postos conscientemente.
ResponderExcluirMais um exemplo da falta d ética q permeia ñ só a nossa profissão, mas está cravada na personalidade d muitos.
É como o Rafael disse tudo isso não remete apenas a ética do profissional de informatica seria a ética da pessoa em si. Um profissional deve ser ético e ser fiel a que ele desempenha, não tentando passar a perna em pessoas para "se dar bem" ou prejudicar alguém por inveja. Hacker hoje pode ser considerada uma profissão, mas é possível confiar em alguém que irá invadir e descobrir todas as brechas na segurança de sua empresa?
ResponderExcluirExistem profissões que exigem mais ética que outras, mas é a vida que exige mais de todas elas.