Quem dera se todas as famílias que se formassem conseguissem deixar de herança para seus filhos valores morais que se baseassem no respeito, na fraternidade, na humildade, na honestidade, na preocupação c/o próximo e na ideia de pôr o próximo em primeiro plano. C/certeza, o mundo seria um lugar bem melhor!
Ética na profissão tem a ver c/ética em casa, c/ética na rua, c/ética na casa de um amigo, c/ética no banco, c/ética no shopping, ou em qualquer outro momento d nossas vidas. Ética, p/mim, é algo muito mais sério e complexo do q um simples conjunto d regras q servem p/prover o bem-estar de todas as partes envolvidas em algum assunto. Está relacionada a viver bem sim, mas em todos os sentidos. Quando se joga um simples papel de bombom no lixo em vez d jogar na rua, se está sendo ético. Quando se diz um simples obrigado a um cobrador de ônibus, se está sendo ético. Quando se devolve 5 centavos a mais d troco q recebeu na padaria, se está sendo ético. Enfim, acho q tudo o q diz respeito a fazer o bem ao próximo como eu quero q façam a mim mesmo, tem a ver c/ética.
E na nossa profissão ñ pode ser diferente. Por que ñ cobrar dinheiro a mais de uma pessoa q ñ conheço em algum serviço, se isso vai me dar mais lucro? Por que fazer o meu trabalho bem feito, se fazer d qualquer jeito é mais fácil? Por que ñ fazer trabalhos ilícitos, se eu posso ganhar mais? Por que ñ acessar a privacidade de desconhecidos, se isso é interessante? Pessoas q são fruto de um trabalho de criação de consciência bem feito ñ se deixam levar por tais questões ou pelo prazer ou facilidade momentâneos aos quais elas levam. Profissionais éticos sabem q, por mais difícil q seja o caminho correto, é esse q tem o "verdadeiro valor", aquilo q nos diferencia d tantas outras espécies d animais q conhecemos, aquilo q, d fato, trará algum progresso p/alguém em algum lugar, aquilo q faz valer a pena.
Ética tem a ver c/tudo isso, e acho q ñ é a quantidade de conhecimento q adquirimos ao longo do tempo de formação q nos fará profissionais regulares, bons ou ótimos, mas sim a nossa capacidade de pôr todo esse conhecimento em prática c/um sentido, c/um objetivo: o desenvolvimento humano. A partir do momento q criarmos a consciência d q a vida, assim como o mundo, é um ciclo, e enxergarmos q fazendo o bem hoje a uma única pessoa criamos uma imensa probabilidade de q os nossos filhos, netos, bisnetos ou parentes quaisquer sejam tratados bem no futuro, estaremos semeando a ética em nós mesmo e disseminando-a nos outros.
Meu facebook: https://www.facebook.com/anderson.marques.167
Página do RotaUrbana: https://www.facebook.com/RotaUrbana
Nosso site: http://www.rotaurbana.net.br/
Concordo com você Rafael, A ética deve estar "embutida" nas pessoas,e que ela deve ser aplicada em quaisquer área,ciclo,grupo etc. em que se esteja,isso inclui logicamente,o campo profissional.
ResponderExcluir